Actividades

Curso Livre

O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

Com relativa facilidade dizemos, sinceramente, que buscamos a vontade de Deus e queremos cumpri-la. Contudo, quando procuramos concretizar qual é a vontade de Deus para nós, de modo personalizado, torna-se difícil ter consciência de qual seja essa vontade, em que decisões e vivências encarna e se cumpre. Na agitação do mundo atual há demasiados barulhos e influências. Deus corre o risco de ficar silenciado, incapaz de ser compreendido no nosso interior. corremos ainda o perigo de nos iludirmos, de confundirmos outras vontades e desejos com os de Deus.

Deus fala-nos muitos modos. Fala-nos, certamente, na Sagrada Escritura, na Igreja que se reúne movida pelo Espírito Santo, nos Sacramentos. Mas fala-nos também por sinais, sentimentos, pensamentos, desejos, acontecimentos que nos vêm ao encontro, em todos os momentos, em pessoas com que lidamos. Como reconhecer a comunicação que Deus estabelece connosco se não aprendemos a linguagem própria na qual Ele se nos oferece em diálogo profundo? Como tomar decisões acertadas, escolhendo o que é verdadeiramente a vontade de Deus para cada um de nós, rejeitando o que não é a sua vontade, se desconhecemos a arte de sintonizar com o mundo das ressonâncias internas à nossa consciência, com os sinais externos (no mundo e na história) que dizem a sua vontade de realização e de amor para cada um?

Mostra a experiência que a escuta e a hermenêutica da vontade de Deus não são tarefas fáceis. Estamos habitados e cercados por uma grande complexidade de vozes, desejos, ruídos e influências. Confundimos bens aparentes com bens verdadeiros. Desenvolvemos, inclusivamente, formas de auto-ilusão inconsciente. Discernir a vontade de Deus, sintonizar com as inspirações e movimentos do Espírito Santo em nós, procurar a identificação com Jesus, é outra forma de procurar a nossa felicidade profunda pois é essa a única vontade de Deus para cada um.

O discernimento de espíritos é um dom de Deus que permanece na Igreja de Cristo ininterruptamente. Mas é também uma arte experiencial e orante que, uma vez recebida e desenvolvida na fidelidade do amor, se pode também ensinar a quem tem desejo de crescer na capacidade de escuta e de resposta livre ao Amor que, fiel e provadamente, nos busca em Cristo.

Neste curso iremos percorrer as bases bíblicas e experienciais da arte do discernimento dos espíritos. Acompanharemos alguns autores ao longo da história da espiritualidade cristã para nos determos sobretudo em St. Inácio de Loyola e aprendermos com seu carisma do discernimento a “buscar e achar a vontade divina na disposição da vida.” [EE 2].

          Teresa Messias

23/06/2016

LANÇAMENTO

No passado dia 3 de Novembro de 2022 teve lugar, no Convento de São Domingos de Lisboa, o lançamento do livro "Rastos Dominicanos de Portugal para o Mundo", promovido pelo ISTA, e cuja apresentação esteve a cargo da Professora Maria de Lourdes Correia Fernandes.

 FOTOS DO EVENTO

 CONVITE
26/11/2022

Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República recebeu, no Palácio de Belém, a Ordem dos Pregadores Dominicanos, representada pelo Prior Provincial, Frei José Nunes, que recebeu das mãos do Chefe de Estado as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

(GALERIA DE FOTOS)

21/11/2022

Curso ISTA 2019

26/10/2022

Homenagem a Fr. Francolino Gonçalves, op

14/10/2022