História ISTA

História do Instituto São Tomás de Aquino

O Instituto São Tomás de Aquino foi criado pela Província Portuguesa dos Frades Dominicanos (Ordem dos Pregadores), em 1954, para ajudar ao desenvolvimento da sua primordial missão de estudo e reflexão teológica.

Durante cerca de duas décadas, o ISTA foi não só pioneiro como quase a única realidade eclesial em Portugal a proporcionar cursos de teologia, visando a formação dos cristãos em geral e, muito em particular, de religiosas e leigos empenhados nas comunidades cristãs. Pelo «Curso de Verão de Teologia», em Fátima, passaram milhares de pessoas, sendo que na maior parte desse período o curso se compunha de um ciclo de 3 anos.

Entretanto, e sobretudo no último quartel do sec. XX, começaram a aparecer na Igreja portuguesa outras iniciativas semelhantes: a semana bíblica, a semana de liturgia, a semana da missionologia, etc. O ISTA redimensionou, então, o seu curso de teologia, o qual sofreu algumas alterações, passando para uma actividade de duas semanas, depois apenas uma só semana (sempre em Fátima) e, actualmente, para as «Tardes de Setembro» - três dias de reflexão teológica oferecidos em Lisboa e no Porto.

Hoje em dia, porém, o ISTA desenvolve várias outras actividades dentro do mesmo espírito e projecto iniciais: são oferecidos, regularmente, diversos cursos de temática teológica específica, são realizados ciclos de conferências, é publicada a revista «Cadernos ISTA» (com um ou dois números anuais, o primeiro aparecido em 1996). E, ainda no capítulo das publicações, o ISTA planifica e coordena, de acordo com uma editora livreira, a colecção «Biblioteca Dominicana», com obras de referência e significativas para toda a família dominicana.

Toda esta realidade está consagrada, afinal, nos estatutos do ISTA, registado como Pessoa Colectiva em 16 de Outubro de 1995, e reconhecido em Cartório Notarial, como «associação de fins não-lucrativos», aos 6 de Novembro de 1995. Ali se menciona, no artigo 2º: «O objecto social do ISTA é: a investigação nas áreas das ciências humanas e da teologia; a formação cristã, através de conferências e sessões de estudo; a publicação de todos estes trabalhos».

 Fr.José Nunes,op

 Presidente do ISTA

21/05/2016

Eventos Anteriores

Curso Livre

04/08/2018

Eventos Realizados

MÍSTICA… EM FEMININO!

A perspetiva de género em Espiritualidade

Existe uma maneira “feminina” de ver e viver a Espiritualidade, à diferença de uma “masculina”? Se assim for, que características tem? Como se manifesta? E, sobretudo, como atua? Eis algumas das perguntas que orientarão este nosso seminário de 2018.

Propomos estudar umas quatro figuras da Espiritualidade planetária: SANT MIRABAI (hindu), HILDEGARD VON BINGEN (católica), EDITH STEIN (católica), ETTY HILLESUM (Judia). Vamos estudá-las à luz da questão de género, na sua espiritualidade.

Acreditamos que o “Género” não tem que ver necessariamente com o “Sexo” (este é biológico, aquele é cultural). É possível definir adequadamente o que é “o masculino” e o que é “o feminino”? Não poderia acontecer que existam mulheres com espiritualidade predominantemente “masculina” e homens com espiritualidade predominantemente “feminina”? Isto é algo que vamos pesquisar neste seminário. Num trabalho em conjunto, coletivo.

O seminário, oferecido pelo ISTA, constará de oito sessões, uma por semana, às quintas-feiras, em horário pós-laboral, das 18 às 20:15 h. Haverá também um espaço de exercício de meditação em todas as sessões. Começaríamos a 1 de Março e continuaremos daí em diante, exceto na Semana Santa. Portanto, as sessões previstas seriam nos dias: 1-8-15-22 de Março e 5-12-19-26 de Abril. O lugar do seminário será no Convento de São Domingos, situado na rua João de Freitas Branco, nº12 (São Domingos de Benfica).

O preço de seminário completo é de 35 euros. Pode-se pagar também por sessão (5 euros). Os estudantes podem ter um preço reduzido e os desempregados/as sem o subsídio poderão até participar gratuitamente.

O orientador do seminário é o Frei Rui Manuel Grácio das Neves, Dominicano, doutor em Teologia, Filosofia e Sociologia, investigador há vários anos na área da Espiritualidade Holística.

Para mais informação, contactar o email: rui@poetic.com

Animem-se!

10/06/2018

Eventos Realizados

500 Anos da Reforma Luterana

06/04/2018

Eventos Realizados

Curso de Espiritualidade Inaciana

06/04/2018